top of page
Buscar

- Estou cansada!

  • Foto do escritor: Mariana milani
    Mariana milani
  • 5 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Oi amiga, como você tá?

- Estou cansada!

Acabou de começar a semana e parece que a vibe capenga do cansaço já vem me avisando: - Olha senhora, vejo aqui que você está improdutiva, tá ficando para trás, já viu o vídeo da menina que ganhou 1 milhão aos 25 anos?


Eu não sei se vocês também se sentem assim, mas as vezes me sinto sufocada, frustrada, com medo de estar perdendo algo (o famoso FOMO), ouvindo os áudios no 2x mais vezes do que eu gostaria de admitir rs, porque não posso perder um minuto de vida - mas na real, perdendo de estar presente


Parece que os conteúdos diários são acelerados, as plataformas ficam competindo umas com as outras para ver quem te segura mais tempo, em um looping de informações superficiais. E assim, não estou culpando os influenciadores por posts vazios, acho que tá todo mundo sofrendo com isso. Se a entrega tem que se rápida, não dá tempo para estudar, escrever e ser criativo.


Mas pera ai!

A gente não precisa e nem deve se sentir assim.


Existe um termo gringo chamado “SLOW BLOGGING” ou blogar devagar – é um movimento de desaceleramento. Tanto da produção quanto do consumo de conteúdo.


E vem crescendo dia após dia. Até porque, nem todas as coisas precisassem ser escritas, lidas, ou feitas o mais rápido possível! Nem dá tempo de curtir e de aprender com o que consumimos.


Como a maravilhosa Nataly Nery já falou: “blogar na velocidade da vida é respeitar que o tempo da internet e o tempo da sua vida as vezes pode ser outro. E é tbm dizer não ao conteúdo descartável”


Algumas formas de praticar o Slow blogging:

*Comece a avaliar o conteúdo que você consome/cria. Porque estou vendo isso? Só por inércia, ou me interessa de fato?

* Escreva e leia com propósito

* Leve no seu tempo, com calma


Essa rejeição ao imediatismo, não fica limitada ao slow blogging. Outros movimentos de desaceleração tem ganhado força: slow food, slow content, slow living.


E se você conseguiu terminar de ler, e curtiu estar no presente durante esse tempo, é para você que eu escrevo. Espero que consiga receber todo o meu carinho em forma de conteúdo digital 🥰


Obrigada por estar aqui, por ter paciência de ler e diminuir a velocidade sem culpa !

Comentários


bottom of page